Sessão clínica do HJV debate protocolo de Sepse
Sessão contou com simulação de caso
Coordenadores médicos e de Enfermagem, enfermeiros de referência, médicos e profissionais de saúde das diversas especialidades estiveram reunidos, na noite do dia 27 de agosto, em sessão clínica promovida pelo Serviço de Medicina Hospitalar do Hospital Jorge Valente (HJV). O encontro teve como tema “Protocolo de Sepse: estamos na rota certa?”, que contou com as palestras da infectologista Anna Karenine Braúna Cunha, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HJV, e da enfermeira Geovana Ferreira, do Núcleo de Qualidade e Segurança.
A reunião integrou o ciclo de sessões clínicas direcionadas à equipe do HJV, que ocorrem uma vez ao mês tratando dos mais variados assuntos relativos à assistência em saúde. No encontro deste mês de agosto, o foco esteve nos procedimentos previstos no Protocolo de Sepse. “O objetivo foi discutir as nossas estratégias e os caminhos adotados para que tenhamos certeza de que estamos na rota certa”, explicou a enfermeira Geovana Ferreira.
A verificação dos sintomas e identificação correta dos pacientes internados para possibilitar o diagnóstico de Sepse, além da sensibilização dos profissionais para um olhar atento nos atendimentos realizados na Emergência do hospital, foram alguns dos tópicos trabalhados pelas palestrantes. A modificação de determinados procedimentos e a implantação do sistema de avaliação conhecido como SOFA também foram abordados. “É importante que o médico tenha domínio do SOFA, que é um escore específico”, destacou Geovana.