SCIH realiza ação educativa sobre higiene das mãos
Equipe do SCIH levando orientações para profissionais da Emergência
O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Jorge Valente (HJV) realizou, nos dias 05, 06 e 07 deste mês, ação educativa para atualizar as equipes do hospital a respeito da adequada higienização das mãos, tendo em vista a prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.
A atividade, coordenada pelo SCIH, ocorreu com o apoio das coordenações dos setores, com início no Dia Mundial de Higienização das Mãos, 05 de maio. Para possibilitar o treinamento dos profissionais de forma descontraída, foi aplicado um quiz (jogo de perguntas e respostas).
Este ano, a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) “Salve Vidas: Limpe suas mãos!” tem como foco os profissionais de saúde, para que higienizem as mãos na hora certa e da maneira certa. Com o slogan “Segundos salvam vidas: limpe suas mãos”, a OMS convoca os profissionais de saúde para realizar a efetiva higiene das mãos no “ambiente do cuidado”, onde estão o paciente, o trabalhador da saúde e o tratamento que envolve o contato com o paciente e o seu entorno. Para prevenir a transmissão de microrganismos infecciosos durante a prestação de cuidados de saúde, a OMS destaca que a higiene das mãos deve ser feita em cinco momentos específicos e de forma eficaz, usando a técnica certa e os produtos disponíveis.
De acordo com as diretrizes da OMS sobre a higienização das mãos em serviços de saúde, antes de tocar o paciente e de realizar qualquer procedimento asséptico é importante que o profissional lave adequadamente as mãos para evitar a transmissão de micro-organismos que podem causar infecções. A higienização também é fundamental após o contato com o paciente, inclusive em caso de exposição a fluidos corporais e depois de remover as luvas. O profissional deve lavar as mãos mesmo que tenha tocado apenas as superfícies, mobília e objetos próximos ao paciente, assim como ao sair do ambiente de assistência. Esses cinco momentos para higienização das mãos foram reforçados por todo o hospital, por meio de cartazes educativos.