Opções de privacidade
Notícias

Responsabilidade socioambiental: conheça as ações sustentáveis adotadas pelo HJV

Gerar impacto positivo e valor compartilhado tem sido um objetivo frequente de empresas em todo o mundo, que buscam desenvolver ações, políticas e programas tendo em vista a sustentabilidade. Empresas sustentáveis prezam por boas práticas econômicas, ambientais e sociais, adotando-as no seu dia a dia como um compromisso permanente com a sociedade e o meio ambiente.

Dentro desse contexto, o Hospital Jorge Valente (HJV) mantém um conjunto de práticas socialmente conscientes, sustentáveis e gerenciadas, que validam a consciência da instituição sobre o seu papel enquanto agente social. “Nossas ações de sustentabilidade têm como objetivo mitigar impactos ambientais causados pelos serviços prestados, estimulando o uso consciente dos insumos e a gestão adequada dos resíduos. A redução de desperdícios é um ponto de extrema atenção na instituição”, relata a gerente administrativa do HJV, Fátima Monteiro.

Fátima explica que são promovidas campanhas para conscientização dos colaboradores, além de rondas de inspeção. “Realizamos o monitoramento do consumo de gases medicinais e outros, por meio de inspeções diárias nas linhas de gases, possibilitando a identificação e intervenção imediata de vazamentos, o que evita desperdício e danos ambientais”, cita a gerente.

A educação continuada sobre o consumo consciente, através de treinamentos e Diálogos Diários de Segurança (DDS), é outra atitude que aperfeiçoa rotinas e ajuda a obter melhores resultados dentro do hospital. Nos setores administrativos, a redução de consumo de descartáveis, por meio da prática conhecida por “adote um copo”, evita o uso excessivo do recurso, gerando menos resíduo.

No que tange à gestão sustentável dos resíduos, a instituição destina 100% dos papelões e papéis descartados (picados) para reciclagem, por meio de uma empresa licenciada que produz embalagens recicladas, reduzindo significativamente o lixo enviado para aterros. Por mês, são coletados 400 quilos de papelão, o que equivale, em um ano, à preservação de 81.600 árvores de eucalipto.

Da mesma forma ocorre com pilhas e lâmpadas fluorescentes, que têm destino adequado por meio de empresa licenciada de acordo com a política de resíduos sólidos. A aquisição e instalação de lâmpadas de led e de sensores de presença têm proporcionado melhor eficiência energética. A economia gerada em um ano no HJV seria capaz de iluminar uma cidade de 6 mil habitantes por um mês.

O conceito de sustentabilidade está atrelado ao equilíbrio entre desenvolvimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental. A intenção é que, ao adotar práticas sustentáveis, projeta-se um futuro mais próspero com biodiversidade, respeito ao meio ambiente e riqueza compartilhada. As ações sustentáveis estão diretamente relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), passando a entrar na agenda estratégica de instituições social e ambientalmente responsáveis.

Aliar o uso da tecnologia a um consumo sustentável também faz parte das ações do HJV. A modernização de equipamentos pressupõe análise de sua tecnologia, de modo que promova menor consumo de energia elétrica. Ainda, a informatização de processos reduz a impressão de papéis.

A aquisição e redimensionamento de equipamentos de refrigeração e climatização que utilizam gases menos agressivos ao meio ambiente (Gás R410) geram menos impacto, bem como a redução de vazão de torneiras, chuveiros, descargas, e a correção de vazamentos, por meio da modernização de equipamentos hidrossanitários e sua manutenção contínua, garantindo a otimização do consumo de água.

O envolvimento da equipe é considerado fundamental para o bom andamento e continuidade das ações. Por meio da Comissão Técnica de Garantia Ambiental, que reúne um grupo multidisciplinar, são discutidos os meios para reduzir os impactos ao ambiente.

Acompanhe as nossas redes sociais