Opções de privacidade
Notícias

Palestrantes abordam temas relevantes no Setembro Amarelo do HJV

O mês de setembro foi marcado no Hospital Jorge Valente (HJV) por ações sobre saúde mental, que integraram a campanha do Setembro Amarelo desenvolvida na instituição. O movimento nacional foi criado para conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio.

As palestras foram iniciadas no dia 12, em encontro do Café com NGP, tendo como facilitadores o psiquiatra Dr. Luís Braga e a psicóloga Marrahdna Costa, que trouxeram o tema “Identificação e manejo de pacientes com transtornos mentais em hospitais”.

Na última quarta-feira (18), o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) finalizou a programação do Setembro Amarelo, com os convidados Jarbas Araújo, líder de Enfermagem do Grupo Bom Viver, e Raquel Ribeiro, coordenadora de Psicologia do grupo. Os convidados compartilharam experiências e debateram situações envolvendo saúde mental.

Logo em seguida, no mesmo dia, a professora de meditação Raja Yoga e coordenadora da Brahma Kumaris, Goreth Dunningham, falou sobre o tema “Indo além da depressão e da ansiedade”. 

De acordo com Dunningham, existem três pilares que sustentam o equilíbrio: meditação, exercício físico e alimentação saudável. A professora, em seus ensinamentos, chamou a atenção de como alguns fatores destroem a autoconfiança, a autoestima e o autorrespeito, apontando como causas as críticas, as comparações e competições que os seres humanos fazem entre si. “Para alinhar essas crenças, as pessoas precisam substituir por aceitação, acolhimento e apreciação do outro, já que somos pessoas singulares e com identidades únicas”, explicou Goreth.

A palestra foi marcada por momentos de apresentação de cada participante presente, dinâmica e meditação, a fim de mostrar como em poucos minutos é possível desacelerar o estado de agitação, seja em casa, no trabalho ou em um início de ansiedade.

Acompanhe as nossas redes sociais