HJV reforça capacitação no processo de doação de órgãos e córneas
Os números de notificações e captações efetivas de córneas e múltiplos órgãos no Hospital Jorge Valente (HJV) ganharão impulso com as novas práticas que passam a ser aplicadas na instituição. Essa é a previsão do Serviço Social, com base nos dados positivos registrados desde agosto deste ano de 2019.
Com a implantação de uma rotina de notificação de morte encefálica e de notificação de córnea, foram realizadas, de agosto até este mês de novembro, 28 notificações e duas doações efetivas de córneas. Em relação a múltiplos órgãos, foi realizada uma captação recente, no dia 23 de novembro. A captação foi acompanhada e recebida com entusiasmo pela equipe gestora.
Para alavancar bons resultados, a coordenadora do Serviço Social do HJV, Simone Alencar, afirma que a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) do hospital começará sua reformulação, com capacitações, bem como setores considerados essenciais para promover o acolhimento que tanto faz a diferença na construção de uma boa relação entre familiares de pacientes e a equipe.
“A capacitação abrangerá desde a apresentação da nova Portaria que trata do processo de doação de órgãos, até o conhecimento de todo este processo, incluindo diagnóstico e a questão documental”, explica Simone Alencar. Segundo a coordenadora, o objetivo é incentivar a equipe para uma nova proposta de sensibilização e acolhimento. O alcance dos treinamentos também é importante: “A capacitação abarcará profissionais da Recepção, Segurança, UTI, incluindo médicos e equipe de Enfermagem”, pontua.