HJV promove capacitação sobre Prevenção de Lesão de Pele
Treinamento sobre o protocolo reuniu profissionais de Enfermagem no auditório do HJV
Com o objetivo de capacitar técnicos de enfermagem e enfermeiros, o Hospital Jorge Valente (HJV) promoveu, no mês de agosto, treinamento sobre o Protocolo Institucional para Prevenção de Lesões por Pressão. Três turmas participaram da capacitação, contabilizando 95 profissionais de enfermagem, o que corresponde a cerca de 40% dos profissionais da área que atuam na instituição. Em setembro, serão realizados mais três encontros com turmas distintas, nos dias 02, 03 e 09.
“A intenção é fortalecer a adesão ao Protocolo de Prevenção de Lesão por Pressão, que é um evento adverso com efeito direto nos indicadores estratégicos da instituição”, relata a enfermeira responsável pela Comissão de Pele do HJV, Milena Silva. Ela explica que, prevenindo as lesões, evita-se uma experiência negativa do paciente, além de afastar custos elevados com o tratamento e impactos na taxa de ocupação hospitalar devido ao aumento do tempo de permanência deste paciente.
Por meio da prática adequada do Protocolo, aplicando-o a todos os pacientes internados, é possível identificar fatores de risco inerentes ao desenvolvimento de lesões de pele; manter e melhorar a tolerância dos tecidos cutâneos à pressão; proteger a pele contra os efeitos adversos de forças mecânicas externas, pressão, atrito, cisalhamento e microclima; identificar os fatores intrínsecos que contribuem para o desenvolvimento de lesões e promover a prevenção da ocorrência da lesão por pressão.