Opções de privacidade
Notícias

Atualizando conhecimentos: Equipe do Serviço Social participa de encontro

A equipe de Serviço Social do Hospital Jorge Valente (HJV) esteve reunida nesta segunda-feira, 16 de setembro, em encontro promovido pela Coordenação do setor no auditório da instituição, com a presença de assistentes sociais do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e profissionais do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) do hospital. 

Intitulado “Vivências Sociais: atualizando conhecimentos”, o evento abordou temas relevantes que permeiam as atividades diárias da equipe. A defesa da pessoa idosa e da pessoa com deficiência foi um dos assuntos debatidos com as assistentes sociais do Ministério Público da Bahia, Juliana Alves e Heloísa Carvalho. As demandas envolvendo crianças e adolescentes também foram objeto de discussão, contando com a contribuição da assistente social Gislayne Souza, do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (CAOCA), do MP-BA. 

Segundo a coordenadora do Serviço Social do HJV, Simone Alencar, a participação das representantes do Ministério Público foi de grande importância para a equipe compreender o papel do órgão público dentro da realidade vivenciada pelas assistentes sociais no hospital e o direcionamento adequado dos diferentes públicos para os equipamentos que compõem a Rede de Atenção, como Defensoria Pública, delegacias, órgãos municipais e o próprio MP-BA. “Entendendo melhor os diversos atores, a equipe do Serviço Social contribui para fortalecer a rede, dar agilidade nos encaminhamentos e empoderar os sujeitos envolvidos – o paciente e sua família”, explica Simone. 

A atuação do Serviço Social nos cuidados paliativos foi o tópico apresentado pela assistente social do HJV Maria Cândida Matias, que explanou sobre a relevância do plano de cuidados e de seu caráter integral, considerando o paciente em sua dor total, ou seja, nas dimensões física, emocional, social e espiritual. Integrante da Comissão de Cuidados Paliativos do HJV, Cândida reforçou que “a sensibilidade é uma característica essencial, necessária ao profissional, ao lidar com a dor do outro”. 

Finalizando o encontro, o NGP, representado por Kamila Amparo e pela coordenadora Priscila Nunes, promoveu dinâmica com as profissionais do Serviço Social, ressaltando a prática do autocuidado para geração do próprio bem-estar, lembrando que para cuidar do outro é preciso estar bem consigo mesma, seja física ou mentalmente. 

Acompanhe as nossas redes sociais