Opções de privacidade
Notícias

"Papo Seguro" inicia debates sobre eventos adversos e seus aprendizados

O “Papo Seguro” – iniciativa que visa reunir profissionais para debater as oportunidades de melhorias relativas a eventos adversos notificados no Hospital Jorge Valente – teve sua estreia na última quarta-feira, 26 de março, possibilitando um momento de troca de experiências e aprendizado coletivo. O encontro, primeiro de uma série que ocorrerá até o fim do ano, uma vez ao mês, contou com a participação de colaboradores de distintos setores e unidades, como Pronto Atendimento, Emergência e Internação Adulto, UTI Adulto, Nutrição, Psicologia e Farmácia. 

Segundo a enfermeira de Educação Permanente, Celi Manzini, as reuniões contribuirão para que os colaboradores percebam falhas nos processos, e sejam capazes de identificar diferentes causas, soluções integradas e melhorias de comunicação. “Isso fortalece a cultura de segurança, com a mitigação de novos eventos”, reforça. Já no encontro inicial foi possível dimensionar a importância do “Papo Seguro”. 

“Conseguimos, de forma prática, que as pessoas compreendessem todo o processo, ou seja, como é tratado um evento na instituição e o que pode ser gerado de melhoria, a partir dele, para cada unidade e para a organização como um todo. Utilizamos uma metodologia leve, incentivando uma visão proativa e crítica, por meio de casos reais, o que gera um impacto maior. Os feedbacks foram positivos”, pontua Celi. 

Os próximos encontros do “Papo Seguro” terão as datas divulgadas em breve, para que as equipes possam se organizar e participar, contribuindo com sugestões, aprendendo em conjunto e entendendo a importância da notificação de eventos. “Precisamos desmistificar a notificação de eventos, pois ela não tem teor punitivo. É uma atitude de cunho educativo, que gera aprendizado para todos nós”, afirma Celi.  

Acompanhe as nossas redes sociais