Dia Nacional dos Surdos chama a atenção para necessidade de inclusão
As coordenadoras Valdjane Fernandes (NGP) e Laura Moliterni (Farmácia) com parte da equipe da Farmácia
Acessibilidade e inclusão são temas urgentes quando a questão diz respeito à vida de pessoas portadoras de deficiência e o respeito à sua cidadania. O Dia Nacional dos Surdos, celebrado no dia 26 de setembro, chama a atenção para a importância de integrar a comunidade surda à sociedade, o que inclui promover a sua participação no mercado de trabalho, ainda um desafio para muitas empresas.
No Hospital Jorge Valente (HJV), a política de inclusão da instituição tem se destacado pela contratação de profissionais surdos. Atualmente, eles atuam no Serviço de Farmácia, ocupando o cargo de auxiliar administrativo. Para proporcionar a integração desses colaboradores, o Núcleo de Gestão de Pessoas do hospital investiu em um curso na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para que os demais colaboradores da Farmácia pudessem se comunicar com os colegas surdos.
O HJV também conta com a parceria da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (APADA). São os intérpretes da APADA que permitem uma comunicação fluida e eficiente no momento das avaliações de desempenho e outras atividades desenvolvidas com os profissionais.
“Estamos trabalhando internamente com a inclusão, possibilitando a participação de todos os profissionais surdos nos treinamentos institucionais. Nas reuniões do setor, contamos com a presença de um intérprete”, explica a coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas, Valdjane Fernandes. “E todos eles se sentem muito bem no desenvolvimento de suas funções”, complementa.
A presença de profissionais surdos na instituição representa a importância que a instituição tem dado à contratação de pessoas com deficiência (PCD). De acordo com a legislação, as empresas devem cumprir uma quota específica de contratação de PCDs, o que envolve não apenas tê-los nos quadros das instituições, mas investir no bem-estar e integração desses profissionais para que exerçam suas atividades com prazer e de forma produtiva.