Serviço Social e Psicologia realizam Campanha de Prevenção ao Suicídio
Laços amarelos, símbolos da campanha, foram entregues a lideranças do HJV
A campanha de prevenção ao suicídio já começou no HJV, como parte do Setembro Amarelo. Promovida pelas equipes de Serviço Social e de Psicologia, a ação, intitulada “É preciso falar sobre isso”, percorrerá todo o hospital com a entrega de laços amarelos e folhetos educativos ao longo do mês.
A partir do dia 03 de setembro, a campanha passou a integrar a série de palestras do Projeto Cuidar, com um momento específico para a participação das assistentes sociais e psicólogas. No primeiro dia da campanha, a equipe falou sobre a importância da prevenção e apresentou dados relativos ao número de pacientes atendidos no HJV em decorrência de tentativa de suicídio, além das estatísticas no Brasil. As palestras ocorrem novamente nos dias 06, 11, 20 e 25 de setembro, no auditório, localizado no prédio da Pediatria.
A coordenadora de Serviço Social do HJV, Simone Alencar, explica que a atuação conjunta do Serviço Social e da Psicologia permite uma abordagem ampla, que inclui tratar tanto dos aspectos psicológicos dos pacientes quanto da necessidade de acolhimento. “É importante não estigmatizá-los”, reforça Simone, ao lembrar que o assunto é rodeado de preconceitos.
A campanha também inclui a realização de um quiz itinerante, que passará pelos setores e unidades do HJV para testar o conhecimento dos colaboradores, em clima de descontração. Quem acertar as perguntas do quiz, é premiado com um brinde – um bombom para agradar o participante.